Pix contribui para cidadania financeira do brasileiro: confira resultados do relatório do BC

O Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central foi lançado e mostrou como medidas como o Pix e o Auxílio emergencial contribuíram para inserir o brasileiro no sistema financeiro. No Cashless dessa semana, exploramos esses e outros resultados do relatório.
Pix contribui para cidadania financeira do brasileiro: confira resultados do relatório do BC
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O Banco Central lançou o Relatório de Cidadania Financeira trazendo análises sobre a situação da inclusão e educação financeira da população no período entre 2018 e 2020, incluindo avaliações sobre como medidas recentes como o Pix e o Auxílio Emergencial refletiram nos indicadores de cidadania financeira.

Além de mostrar os resultados passados de inclusão financeira no Brasil, o relatório faz comentários sobre o estado da inclusão financeira digital, da educação financeira do brasileiro e da evolução do acesso aos serviços financeiros. Todas as análises foram realizadas com o foco em identificar pontos em que avançamos, lacunas que ainda existem e desafios para o desenvolvimento da cidadania financeira a fim de contribuir para o avanço da agenda estratégica do BC. No Cashless dessa semana, comentamos os principais resultados encontrados e analisamos os destaques na relação entre cidadania financeira e Agenda BC#.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e Ex-Superintendente Geral do CADE.
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia.

Leia também: Cidadania financeira: relatório do BC traça panorama no Brasil

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!