O mercado de crédito brasileiro tem um histórico de alto custo para o usuário, principalmente pequenos empreendedores, e dificuldade de acesso a recursos de forma mais ampla. Recentemente, no entanto, vêm acontecendo mudanças no cenário do país que podem afetar positivamente os resultados do mercado. O mais recente é o Open Banking, que começou em fevereiro de 2021 e está caminhando para a sua terceira fase. Em meio às transformações, acompanhar indicadores de mercado de crédito se torna mais relevante para participar dos debates mais atuais.
Nesse contexto, o Instituto Propague e o time de Economic Research da Stone lançam em parceria este relatório de acompanhamento periódico do mercado de crédito com a finalidade de oferecer um overview dos dados com breves análises interpretativas sobre o setor.
Alguns destaques da primeira edição são:
- O alto endividamento das famílias, ainda que acompanhado da queda na proporção de ativos problemáticos;
- Os resultados positivos, mas ainda incipientes de portabilidade;
- A queda e posterior retomada do crescimento de alguns produtos de crédito no contexto da pandemia, como cartão de crédito e microcrédito.
Para conferir mais dados e análises sobre os principais players e resultados do primeiro semestre, faça o download gratuito do relatório “Mercado de Crédito em Dados”.
Leia também outros conteúdos do Propague sobre o assunto:
- Fintechs de crédito: novas possibilidades para financiamento
- Portabilidade de crédito teve redução em juros e outros benefícios, mostra BC
- A Importância do Microcrédito em Momentos de Crise | Entrevista com Luiz Esteves
- Empreendendo um novo mercado de crédito | Entrevista com Maria Teresa Fornea e Marília Azevedo