Parcelado sem juros: entenda a sua importância para a economia e sua relação no debate do rotativo

Entenda como as possíveis mudanças no parcelado sem juros podem impactar diretamente o varejo e o poder de compra do consumidor brasileiro. Saiba também qual a sua relação com o rotativo.
Data
Autor
Carlos Ragazzo, Marina Bastos e Morgana Tolentino
Produto
Compartilhar

No segundo semestre de 2023, o debate sobre a relação entre o parcelamento sem juros e o crédito rotativo ganhou destaque. Autoridades expressaram preocupação com os altos juros do rotativo do cartão, enquanto bancos sugeriram que a inadimplência do parcelado sem juros contribui para isso, e outros setores, como o varejo, apontaram que não havia relação entre elas.

Em janeiro de 2024, o CMN limitou os juros do rotativo e do parcelado. Houve uma queda nas taxas, mas o debate persiste sobre se o limite de 100% estipulado pelo CMN é aceitável.

Neste contexto, este White Paper busca explorar os principais argumentos expressos nesse debate e explicar o papel fundamental do parcelamento sem juros na economia brasileira. Além disso, apresenta soluções alternativas para lidar com os altos juros do crédito rotativo, sem comprometer a importância do parcelamento sem juros para os consumidores e o varejo.

Portanto, neste White Paper você irá entender:

  • O contexto do surgimento do parcelamento no Brasil;
  • Parcelamento sem juros: como funciona e por que é importante?
  • As vantagens do parcelado sem juros para o varejista;
  • As vantagens dos parcelado sem juros para o consumidor;
  • O debate do rotativo: existe relação com o parcelado sem juros?
  • O real problema e as possíveis soluções.

Baixe agora!

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!