O Banco Central reconhece que a educação financeira e a inclusão no sistema financeiro são diretrizes essenciais para uma população capacitada financeiramente. Por isso, em 2021, lançou o novo Relatório de Cidadania Financeira no qual aponta os avanços do Brasil nas estratégias para desenvolvimento dessa frente de atuação.
Na Carta, você vai entender:
- A relevância da inclusão e da educação financeira para o sucesso da Agenda BC#;
- As principais estratégias de promoção dessas iniciativas no cenário internacional;
- O posicionamento do Brasil frente aos projetos de inclusão e educação financeira;
- Os desafios do país em expandir a digitalização.
Foi possível identificar que o Brasil acompanha as recomendações da OCDE e demais organismos internacionais atuantes, apresentando projetos promissores – ainda em estágio inicial – que abraçam a maioria das principais estratégias de cidadania financeira ao redor do mundo.
Após o sucesso do Pix como estratégia de inclusão financeira, alguns desafios identificados para o curto prazo foram: a necessidade do Brasil em garantir infraestrutura para maior avanço das políticas de inclusão já consideradas de sucesso, e avançar na diversificação das ações de educação financeira da população, considerando os diferentes grupos socioeconômicos e suas limitações de acesso digital, indo além do atual foco em jovens e escolas.
Veja também: