O Open Finance tem sido apontado como a principal inovação regulatória de estímulo à competição no mercado nos últimos anos, pois trata da quebra do monopólio de dados no sistema financeiro a partir do empoderamento do consumidor de poder decidir quem terá acesso às suas informações – o que estimula a entrada de novos participantes, trazendo mais dinamismo ao mercado e competição via preços.
Mesmo a competição tendo sido o principal objetivo dos pioneiros a adotá-lo, uma política de Open Finance apresenta outros desdobramentos, como induzir inovação. A abertura de dados no sistema financeiro também promete alterar de forma estrutural os produtos e serviços ofertados, bem como a relação com o cliente. Nesse sentido, é importante entender o contexto em que se implementa a política de dados abertos, de modo a avaliar potencialidades e desafios que acompanham tamanha mudança no setor e como ela afeta a relação do usuário com o sistema financeiro.
O White Paper se propõe a explicar os conceitos necessários para entender o Open Finance e a trajetória dessa política desde seu início como focado no setor bancário como Open Banking. Explicamos os diferentes modelos de Open Finance, bem como seus benefícios e desafios tanto para o mercado como para o consumidor.
Neste White Paper você irá saber:
- A origem do Open Banking como política regulatória;
- O que é Open Finance, o sistema financeiro aberto;
- Como se constrói a política de Open Finance;
- Os desdobramentos futuros do Open Finance;
- As oportunidades e benefícios do sistema financeiro aberto para o mercado e para o consumidor;
- Os principais pontos de atenção em um projeto de Open Finance.
Para entender mais sobre o Open Banking e seus desdobramentos para o Open Finance, faça o download gratuito do Open Banking ao Open Finance: Entenda o sistema financeiro aberto.
Autores:
Carlos Ragazzo: professor da FGV-Rio, Presidente do Conselho do Instituto Propague e Ex-Superintendente Geral do CADE.
Morgana Tolentino: assistente de Pesquisa do Instituto Propague e mestranda em Economia.
Bruna Cataldo: pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em Economia.
Leia também nosso White Paper sobre Moedas digitais, baixe agora!
Confira também outros conteúdos sobre o assunto: