Do Open Banking ao Open Finance: entenda o sistema financeiro aberto

Entenda o que é o Open Banking, sua evolução até o Open Finance e como ele empodera o consumidor! Apresentamos quais são os órgãos envolvidos, o objetivo da abertura de dados e quais os principais benefícios e desafios da implementação.
Do Open Banking ao Open Finance: entenda o sistema financeiro aberto
Data
Autor
Carlos Ragazzo, Morgana Tolentino e Bruna Cataldo
Produto
Compartilhar

O Open Finance tem sido apontado como a principal inovação regulatória de estímulo à competição no mercado nos últimos anos, pois trata da quebra do monopólio de dados no sistema financeiro a partir do empoderamento do consumidor de poder decidir quem terá acesso às suas informações – o que estimula a entrada de novos participantes, trazendo mais dinamismo ao mercado e competição via preços. 

Mesmo a competição tendo sido o principal objetivo dos pioneiros a adotá-lo, uma política de Open Finance apresenta outros desdobramentos, como induzir inovação. A abertura de dados no sistema financeiro também promete alterar de forma estrutural os produtos e serviços ofertados, bem como a relação com o cliente. Nesse sentido, é importante entender o contexto em que se implementa a política de dados abertos, de modo a avaliar potencialidades e desafios que acompanham tamanha mudança no setor e como ela afeta a relação do usuário com o sistema financeiro.

O White Paper se propõe a explicar os conceitos necessários para entender o Open Finance e a trajetória dessa política desde seu início como focado no setor bancário como  Open Banking. Explicamos os diferentes modelos de Open Finance, bem como seus benefícios e desafios tanto para o mercado como para o consumidor.

Neste White Paper você irá saber:

  • A origem do Open Banking como política regulatória;
  • O que é Open Finance, o sistema financeiro aberto;
  • Como se constrói a política de Open Finance;
  • Os desdobramentos futuros do Open Finance;
  • As oportunidades e benefícios do sistema financeiro aberto para o mercado e para o consumidor;
  • Os principais pontos de atenção em um projeto de Open Finance.

Para entender mais sobre o Open Banking e seus desdobramentos para o Open Finance, faça o download gratuito do Open Banking ao Open Finance: Entenda o sistema financeiro aberto.

Autores:

Carlos Ragazzo: professor da FGV-Rio, Presidente do Conselho do Instituto Propague e Ex-Superintendente Geral do CADE.

Morgana Tolentino: assistente de Pesquisa do Instituto Propague e mestranda em Economia.

Bruna Cataldo: pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em Economia.

Leia também nosso White Paper sobre Moedas digitais, baixe agora!

Confira também outros conteúdos sobre o assunto:

Ficou interessado?
Inscreva-se para baixar o livro!
Termo de Aceite(obrigatório)
Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!