Agenda de trabalho do BIS Innovation Hub: um termômetro para as tendências de inovação financeira

Segurança cibernética, finanças verdes, análise de dados e tokenização podem ser os focos da nova Agenda de trabalho do BIS Innovation Hub! Entenda tudo o que está por vir em 2024.
Agenda de trabalho do BIS Innovation Hub: um termômetro para as tendências de inovação financeira
Data
Autor
Morgana Tolentino
Produto
Compartilhar

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) divulgou a agenda do BIS Innovation Hub para o ano de 2024. O foco dos projetos está em segurança cibernética, finanças verdes, nova geração de infraestrutura financeira, análise de dados e tokenização. O hub de inovações do BIS conduz pesquisas de fronteira sobre tecnologia financeira e suas aplicações e serve como um termômetro para as tendências inovadoras no setor.

O BIS Innovation Hub

O BIS Innovation Hub é o centro de pesquisa tecnológica da autoridade internacional, cujo objetivo principal é desenvolver estruturas financeiras no âmbito tecnológico para apoiar os bancos centrais e melhorar o funcionamento do sistema financeiro como um todo. O hub é um projeto com iniciativas e equipes espalhadas globalmente, desenvolvendo pesquisa de ponta sobre temáticas como CBDCs, pagamentos instantâneos, entre outros.

Após completar mais de dez projetos em 2023, ao final de janeiro de 2024, o BIS Innovation Hub anunciou os primeiros projetos do ano liderados pelos centros de Londres, Singapura, Hong Kong e da Europa, além de parceiros externos como o Banco Central da Suíça, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Acompanhar as iniciativas do BIS Innovation Hub é importante pois servem como um termômetro do movimento de inovação financeira.

Acompanhar as iniciativas do BIS Innovation Hub é importante pois servem como um termômetro do movimento de inovação financeira a nível internacional e, mais especificamente, de como os bancos centrais devem lidar com essas inovações.

Primeiros projetos do BIS Innovation Hub em 2024

Dentre os principais temas abordados pelos primeiros projetos anunciados para a agenda de trabalho de 2024 estão iniciativas para melhorar a segurança cibernética e a segurança de informação nos sistemas financeiro e de pagamentos, incluindo transações com CBDCs; para produzir, sistematizar e facilitar o acesso a informações sobre finanças verdes; e iniciativas com utilização de novas tecnologias para infraestrutura financeira, como o uso de DLT e tokenização.  

Diante da agenda de 2024 do BIS Innovation Hub, percebemos que a preocupação com a cibersegurança permanece como um dos pontos de destaque para o setor financeiro esse ano. O foco nesse tema, aliás, deve se manter constante, pois o grande volume de inovações e o aumento das transações digitalizadas faz com que novas vulnerabilidades apareçam a cada instante. Nesse sentido, um dos projetos em desenvolvimento no hub busca desenvolver um sistema de pagamento protegido contra computação quântica (cuja capacidade supera os sistemas de criptografia usados hoje).

A preocupação com a melhora na captação e processamento de informações relacionadas à agenda climática no setor financeiro também se destaca. Para diversos especialistas, entramos em um período-chave para a transição para uma economia de baixo carbono e o sistema financeiro deve exercer papel fundamental no financiamento dessa transição. Contudo, a falta de padronização dos dados ainda é apontado como um obstáculo para alavancar o financiamento verde, uma questão que está no radar de diversas autoridades pelo mundo, incluindo o BIS.

Além disso, também é evidente o contínuo desenvolvimento de projetos de infraestrutura para o funcionamento de CBDCs e a atenção aos benefícios da tokenização e do uso de registros distribuídos (DLTs) para facilitar a liquidação de ativos financeiros. 

Ao longo do ano o BIS deve anunciar novos projetos do BIS Innovation Hub, além de divulgar alguns resultados preliminares sobre os projetos em andamento. É importante, portanto, acompanhar os movimentos do centro de inovação do Banco de Compensações Internacionais para entender as tendências de inovação no setor financeiro, um cenário que evolui rapidamente. 

 

Morgana Tolentino é pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia pela UFRJ.

@instpropague Agenda de trabalho do BIS Innovation Hub: um termômetro para as tendências de inovação financeira #bancocentral #finanças #mercadofinanceiro ♬ som original – Instituto Propague

Veja mais:

IA e Open Finance: analisando riscos para colher benefícios

Tendências para 2024 que vão beneficiar fintechs e o comércio eletrônico

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!